segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

O Arduíno nas escolas

A tecnologia caminha com passos largos em direção a um futuro onde as pessoas estarão cada vez mais conectados, seja através de Smartphone, computadores ou até mesmo com a geladeira. Estamos em uma geração que consome muita tecnologia e tem muito potencial para aumentar e produzir novidades. Uma forma para se produzir tais produtos é investir em ferramentas na escola base, onde crianças poderão ter contato desde de cedo e ir progredindo conforme elas crescem. O Arduíno é uma das plataformas perfeitas para isso, existe muitos materiais na internet, livros e toda uma comunidade para dar suporte, logo de cara as crianças conseguem interagir com a plaquinha fazendo piscar um LED, e para quem pensa que isso é muito simples, o mesmo comando para acionar um LED pode ligar um motor elétrico e quem sabe até um carro como pode ser vistos em vídeos no youtube.
Investir em tecnologia, não somente em consumo mais em produção nas escolas é alavancar nosso pais para a independência tecnológica, visto que os brasileiros são bem criativos, muitas das vezes faltam base para melhorar as coisas que são desenvolvidas.
O Arduíno não tem um preço muito elevado e seus sensores mais simples também são acessíveis para sua aquisição, hoje no momento o empasse maior seria nas quebras de paradigmas sobre a utilização deste equipamento, bem como na capacitação de professores ou técnicos para transmitir esses conhecimentos.
A plataforma Arduíno favorece ao desenvolvimento de crianças e adultos que a queiram utilizar, projetos incríveis são desenvolvidos diariamente com o Arduíno e muitos outros podem ser desenvolvidos se ocorrer uma maior divulgação do Arduíno e implantação nas escolas com ensino base.
Rodrigo