sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Gerador de hidrogênio, HHO

 O hidrogênio é um componente que tem um valor calórico muito alto, sendo utilizado para movimentar veículos a combustão ou de forma elétrica. Na internet tem vários kits sendo vendido para finalidade de combustível, vale salientar que tais alterações tem que ser passadas por vistorias no Detran. Alguns carros vem de fábrica com células de hidrogênio mas com um preço proibitivo, na Alemanha um trem elétrico é abastecido com esse gás.
  
 Podemos obter tal componente com a quebra da molécula da água de duas formas. Por eletrólise utilizando dois metais em contato com água e soda caustica (pode ser usado bicarbonato de sódio e sais em gerais, ou algum tipo de acido), a adição de tais produtos serve para aumentar a condutividade da água, as placas metálicas são ligada á uma fonte de alimentação com corrente continua. 
  Outra forma é fazer uma solução como acima e adicionar alumínio, irá ocorrer uma reação química e liberação dos gases.   

  Propomos aqui uma célula de hidrogênio com eletrólise feita em casa utilizando duas placas de aço inox, cano PVC e um pedaço de acrílico. No vídeo abaixo podemos ver a construção da célula.



  Aqui podemos ver a célula funcionando.

   
  A ideia futura é a criação de um maçarico utilizando o gás hidrogênio.

  Optamos por fazer essa célula com separação de HHO para tentar reduzir os riscos de explosões, visto que, para se ter fogo é necessário um gás inflamável, um agente comburente, no caso o oxigênio e uma fonte de calor, dessa forma o hidrogênio saindo mais puro reduz um pouco os riscos.