segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

O Arduíno nas escolas

A tecnologia caminha com passos largos em direção a um futuro onde as pessoas estarão cada vez mais conectados, seja através de Smartphone, computadores ou até mesmo com a geladeira. Estamos em uma geração que consome muita tecnologia e tem muito potencial para aumentar e produzir novidades. Uma forma para se produzir tais produtos é investir em ferramentas na escola base, onde crianças poderão ter contato desde de cedo e ir progredindo conforme elas crescem. O Arduíno é uma das plataformas perfeitas para isso, existe muitos materiais na internet, livros e toda uma comunidade para dar suporte, logo de cara as crianças conseguem interagir com a plaquinha fazendo piscar um LED, e para quem pensa que isso é muito simples, o mesmo comando para acionar um LED pode ligar um motor elétrico e quem sabe até um carro como pode ser vistos em vídeos no youtube.
Investir em tecnologia, não somente em consumo mais em produção nas escolas é alavancar nosso pais para a independência tecnológica, visto que os brasileiros são bem criativos, muitas das vezes faltam base para melhorar as coisas que são desenvolvidas.
O Arduíno não tem um preço muito elevado e seus sensores mais simples também são acessíveis para sua aquisição, hoje no momento o empasse maior seria nas quebras de paradigmas sobre a utilização deste equipamento, bem como na capacitação de professores ou técnicos para transmitir esses conhecimentos.
A plataforma Arduíno favorece ao desenvolvimento de crianças e adultos que a queiram utilizar, projetos incríveis são desenvolvidos diariamente com o Arduíno e muitos outros podem ser desenvolvidos se ocorrer uma maior divulgação do Arduíno e implantação nas escolas com ensino base.
Rodrigo

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

COMO FAZER UMA PANELA PARA BANHO MARIA

Utilizamos o banho Maria em diversas tarefas do dia a dia, como em um pudim, derreter chocolate ou na depilação. É muito fácil de fazer o banho Maria utilizando uma panela no fogo com água dentro e uma outra com o que se quer cozinhar ou derreter. No entanto alguns produtos como o chocolate não pode ter o mínimo de contato com a água, dessa forma é desaconselhado fazer o banho Maria diretamente no fogão, uma vez que o mesmo irá ultrapassar a temperatura de ebulição e ferver a água, o vapor gerado pode "desandar" o chocolate.

O que fazer então?

A proposta do Projeto Básico é uma panela para banho Maria com controle de temperatura, deixando em uma faixa de temperatura ideal para o derretimento. Utilizaremos poucos componentes, a lista esta logo abaixo.

Lista
Arduíno Uno
Relé de 5 voltes
BC548
Resistor 1K
Resistor 470r
Led
Ebulidor (Rabo quente)
Sensor lm35
outros
Cabos, ferro de solda, estanho, placa de circuito impresso....

O vídeo abaixo tem mais detalhes sobre a panela de banho Maria.




O código fonte utilizado para este projeto

int lm35;
float temperatura;

void setup() {

Serial.begin(9600);

Serial.println("www.rpsilva100.blogspot.com");
Serial.println("www.youtube.com/c/projetobasicos");
Serial.println("");
temperatura=0;
pinMode(2,OUTPUT);
pinMode(3,OUTPUT);
}

void loop() {
lm35=analogRead(A0);
temperatura=((lm35*0.0048)*100);
Serial.println(temperatura);
delay(1000);

if (temperatura<=60){
digitalWrite(3,HIGH);
digitalWrite(2,HIGH);

}

if (temperatura>=65){
digitalWrite(3,LOW);
digitalWrite(2,LOW);
}
}



A montagem do módulo rele pode ser visto nesse vídeo.




Neste link tem mais detalhes sobre o módulo
http://rpsilva100.blogspot.com.br/2016/12/rele-arduino.html



A utilização do LM35 nesse vídeo


E mais informações sobre o LM neste link.

http://rpsilva100.blogspot.com.br/2017/01/lm25.html


Ficamos por aqui!

Qualquer dúvida poste nos comentários.

Se inscreva em nosso canal do youtube www.youtube.com/c/projetobasico

https://goo.gl/McyKDe

Se gostou deixa um like!

Obrigado!

quarta-feira, 5 de julho de 2017

LOGO PROJETO BÁSICO


logo do canal do Youtube projeto básico.

https://www.youtube.com/c/projetobasicos


quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

LM25

 Constantemente os meios que nos rodeiam estão sendo monitorados através de sensores, podem ser para tomar atitudes como em algumas automações ou somente para analisar os dados assim como estações metrológicas. Alguns sensores são bem caros, mas usaremos aqui um sensor de custo beneficio bem atrativo.
 O sensor de temperatura lm35 é utilizado em projetos de automação e robótica, sendo simples sua utilização e apresentando uma considerável precisão.


No vídeo abaixo temos um exemplo de utilização do lm35.




O lm35 é um sensor linear que sobe 1ª Celsius a cada 10 miliamperes, ou seja, se estiver circulando 200 miliamperes no lm35, a temperatura vai estar em 20ªC. 

  O código utilizado é pequeno como pode ser observado logo abaixo, o lm35 trabalha na porta analógica do Arduíno, não podendo ter um cabo muito comprido, pois o lm35 sofre com interferências do ambiente. 




int lm35;
float temperatura;

void setup() {
  
Serial.begin(9600);

Serial.println("www.rpsilva100.blogspot.com");
Serial.println("www.youtube.com/c/projetobasicos");
Serial.println("");
temperatura=0;
}

void loop() {
lm35=analogRead(A0);
temperatura=((lm35*0.0048)*100);
Serial.println(temperatura);
delay(1000);

}

Caso tenha alguma dúvida é só postar nos comentários.

Obrigado!

Projeto Básico