sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Impressora 3D feita com sucatas de impressoras



Você já deve ter ouvido falar em impressora 3D, sua utilização está cada dia mais comum nas diversas áreas, desde objetos decorativos até na gastronomia ou uso médicos na construção de próteses. Os valores dessas máquinas variam muito, os modelos também variam bastante, algumas impressoras são fabricadas em casa através de kits que podem ser adquiridos pela internet, quem não gosta do estilo faça você mesmo pode optar em comprar impressoras comerciais com valores mais elevados.

Nós do Projeto Básico propomos uma impressora feita com recursos mais baratos, iremos construir uma impressora 3D utilizando restos de impressoras jato de tintas e Scanner, alguns componentes terão que ser comprados, como exemplo a ramps 1.4 e seus drives, além é claro da extrusora que vai derreter o filamento.


Abaixo você verá um vídeo com a primeira parte da nossa impressora apresentada como uma CNC, a estrutura em MDF foi um presente, podemos ver o eixo X se movimentando ainda sem os ajustes no GRBL.   




No segundo vídeo a CNC/3D está escrevendo com uma caneta, aqui a maquina já começa a tomar forma, o eixo Z é uma unidade de CD-ROM, para a caneta funciona bem, pois a caneta é leve e o drive não tem dificuldades para erguer ela. 






Nesse terceiro vídeo a impressora já está "montada" e tentando imprimir uma peça, devido a velocidade e alguns travamentos a peça não foi concluída. A velocidade é algo que se tem que levar em consideração, qualquer detalhe pode por tudo a perder na impressão 3D.






A impressão interrompida está nas fotos seguintes, podemos observar que a alta velocidade foi um dos agravantes, em relação ao empenamento da mesa faz muita diferença, dependendo do arco é praticamente imprimir alguma coisa.





A primeira impressão nem sempre é a que fica, ao menos é o que esperamos.
Esperamos que você tenha gostado desse material, iremos fazer melhorias em nossa máquina e sua participação é muito importante, deixe ideias nos comentários  e compartilhe esse material.

Traremos mais assuntos com o avanço de nossa impressora 3D, espero encontrar você aqui novamente.

Acesse nosso canal do Youtube.

www,youtube.com/c/projetobasicos

Nossa página

www,facebook.com/projetobasico