Conseguimos melhorar nossa qualidade de impressão ao modificar o eixo Z e trocar o motor, tal qualidade ficou bem melhor que a antiga, conseguimos uma altura melhor também, agora estamos com o dobro do tamanho, pouco mas de 6cm, mas o suficiente para poder brincar.
Abaixo você pode conferir essa mudança na impressora 3D de baixo custo.
Logo mais trarei mais informações sobre essa impressora e sobre a nova impressora.
Lithophane é uma técnica aplicada em porcelanas translucidas com fotografias, essas fotografias vão modificando conforme a luz atravessa a peça.
Teve sua origem na Europa em torno de 1820 nos países como Alemanha, França, Inglaterra e Prússia.
Nós também testamos a técnica utilizando a impressora 3D, no vídeo abaixo é possível verificar como fizemos para obter no lithophane.
Para se obter uma qualidade boa no lithophane é necessário imprimir na vertical, porem nossa impressora até o momento conta somente com 28mm, essa altura também deixa a qualidade um pouco a desejar, resolvemos um pouco do problema inclinando a foto em 45º, nessa altura a impressora consegue imprimir sem a necessidade de gerar suporte.
Podemos utilizar está técnica para criação de abajur e luminárias entre outras coisas como chaveiros ou ainda quem sabe como um vitral.
Durante o dia o lithophane se torna mais bonito, embora necessite de bastante contraste.
Já postamos alguns matérias aqui no blog sobre a impressora 3D de baixo custo utilizando sucatas de impressoras e Scanner. Hoje mostraremos onde conseguimos as guias para o eixo Z
Muitas coisas são jogadas fora todos os dias, mas nem todas são necessariamente lixo e pode ser utilizadas para outros fins, como exemplo temos o amortecedor do carro, de onde iremos retirar a haste interna para usar como guia.
Abaixo é possível ter mais detalhes de como fizemos isso.
Essas guias são bem resistentes, para retirar faz um pouco de sujeira mas vale a pena, irei usar o mesmo procedimento do eixo Y, criar uma base que irá deslizar sobre essas guias.
Você pode ver o vídeo do eixo Y logo abaixo.
E aqui está o carrinho feito com filamento PLA.
Nos próximos posts você verá as outras peças que compõe o eixo z e possivelmente a sua montagem, espero que esteja gostando de nossa série de vídeos sobre impressora 3D de sucatas.
Não se esqueça de seguir nosso canal do Youtube!
Sua participação é muito importante para nosso crescimento, compartilhe e comente sobre nossos conteúdos.
Eu fiz um curso desses profissionalizantes de mecatrônica, confesso que não foi aquilo que imaginava, mas por outro lado me levou a conhecer uma CNC, a que tinha no curso era bem simples e escrevia não muito bem com uma caneta, mas foi o suficiente para me deixar encantado com ela, eu tentei fazer uma em casa não obtive sucesso, essa foi minha primeira pausa. Passado alguns anos veio minha segunda tentativa e consegui algo como essa que você pode ver no vídeo.
Deu para observar que não era grande coisa, na verdade é um fiasco, fazia desenhos tortos sem contar que esse desenho simples tive que fazer na unha, essa foi minha segunda pausa.
Passado alguns anos uma nova tentativa com sucesso, você pode conferir nesse vídeo.
É notável o avanço em relação a primeira CNC, mesmo assim ainda não estava bom, eu conseguia usar mas não atendia minhas expectativas, novamente uma pausa.
Usei essa impressora por um bom tempo, fazendo ajustes aqui e ali, novamente quis modernizar, comprei um laser e o resultado foi este.
Entre uma CNC e outra saiu essa também com laser de CD-ROM.
Hoje contínuo melhorando minha minhas CNCs sem desistir apenas dando uma pausa até ter o conhecimento necessário, também estou desenvolvendo uma impressora 3D com sucatas de informática.
Nunca desista diante a uma dificuldade, faça uma pausa estratégica até conseguir ir adiante.
Espero que tenha gostado de nosso conteúdo, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do Youtube.
Dando sequencia em nossa impressora 3D de baixo custo realizamos a alteração no eixo Y, as peças foram construídas utilizando a própria máquina. Lógico que a impressora está longe de ter uma qualidade similar as compradas, ou montadas com kits específicos, mas os resultados já aparecem bem melhor que os da primeiras impressões. Você pode ver mais detalhes da impressora clicando nesse link.
Abaixo o vídeo com o eixo melhorado e imprimindo, mostramos também um display 128X64 que foi adicionado a impressora, ele é como uma perfumaria mas ajuda bastante já que não precisa deixar um computador conectado a impressora.
Ainda falta alguns ajustes para calibrar o avanço de cada eixo e quantidade de extrusão, para uma impressora feita com sucatas já se tem um rendimento até bom, ao menos sabemos que é possível criar objetos 3D com uma impressora de baixo custo, outro fator bacana também é o melhoramento da impressora a partir dela mesmo.
Espero que tenha gostado de nosso conteúdo, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do Youtube.
Você já deve ter ouvido falar em impressora 3D, sua utilização está cada dia mais comum nas diversas áreas, desde objetos decorativos até na gastronomia ou uso médicos na construção de próteses. Os valores dessas máquinas variam muito, os modelos também variam bastante, algumas impressoras são fabricadas em casa através de kits que podem ser adquiridos pela internet, quem não gosta do estilo faça você mesmo pode optar em comprar impressoras comerciais com valores mais elevados.
Nós do Projeto Básico propomos uma impressora feita com recursos mais baratos, iremos construir uma impressora 3D utilizando restos de impressoras jato de tintas e Scanner, alguns componentes terão que ser comprados, como exemplo a ramps 1.4 e seus drives, além é claro da extrusora que vai derreter o filamento.
Abaixo você verá um vídeo com a primeira parte da nossa impressora apresentada como uma CNC, a estrutura em MDF foi um presente, podemos ver o eixo X se movimentando ainda sem os ajustes no GRBL.
No segundo vídeo a CNC/3D está escrevendo com uma caneta, aqui a maquina já começa a tomar forma, o eixo Z é uma unidade de CD-ROM, para a caneta funciona bem, pois a caneta é leve e o drive não tem dificuldades para erguer ela.
Nesse terceiro vídeo a impressora já está "montada" e tentando imprimir uma peça, devido a velocidade e alguns travamentos a peça não foi concluída. A velocidade é algo que se tem que levar em consideração, qualquer detalhe pode por tudo a perder na impressão 3D.
A impressão interrompida está nas fotos seguintes, podemos observar que a alta velocidade foi um dos agravantes, em relação ao empenamento da mesa faz muita diferença, dependendo do arco é praticamente imprimir alguma coisa.
A primeira impressão nem sempre é a que fica, ao menos é o que esperamos.
Esperamos que você tenha gostado desse material, iremos fazer melhorias em nossa máquina e sua participação é muito importante, deixe ideias nos comentários e compartilhe esse material.
Traremos mais assuntos com o avanço de nossa impressora 3D, espero encontrar você aqui novamente.