Para se obter plantas com qualidade se faz necessário ter um sistema de irrigação com qualidade, trouxemos em outros artigos a montagem de um equipamento de irrigação automatizado com Arduíno, neste post iremos falar sobre a aspersão com mangueira de gotejamento.
Algumas vantagens do gotejamento
Economia de água esta é uma das melhores vantagens, pois a Irrigação é localizada e não se irriga áreas que não possuem plantas, a perda por deriva é praticamente nula já que a mangueira fica próxima ao solo.
Economia de herbicida pelo mesmo motivo dá economia dá água, como as partes onde se encontram as ervas daninhas não serão irrigadas, elas terão um baixo desenvolvimento, facilitando seu controle com veneno ou carpa.
Baixo investimento com motores ou solenoides, o sistema de gotejamento trabalha com baixa pressão, não necessitando de motores grandes.
O vídeo abaixo tem mais informações sobre a instalação de sensores para Irrigação nos diferentes tipos de solo.
Mangueira espaguete de irrigação.
Conector para a mangueira de gotejamento.
Caso queira mais informações sobre sistema de irrigação com Arduíno click neste link. Se surgirem dúvidas postem nos comentários.
O Arduíno é uma das plataformas ideais para realização automações em casa (domótica), em hortas ou para uso em rebótica, sendo de fácil utilização pois na internet possui várias informações sobre o mesmo. A princípio o que torna uma dificuldade para a utilização de uma lampada direta nas portas do Arduíno é a baixa corrente e tensão que o Arduíno fornece, sendo facilmente corrigido com a utilização de um relé.
O relé é um componente eletromecânico utilizado como uma espécie de driver de potencia, ele possui alimentação de 5 até 12 voltes e pode operar cargas de até 10 Amperes por 220 Voltes, o vídeo logo abaixo tem mais detalhes de como fazer a instalação de um relé no Arduíno.
O esquema do circuito eletrônico pode ser visualizado na figura abaixo, a alimentação pode ser de até 12 voltes, dependendo somente do relé utilizado, o diodo é de uso comum 1n4147 ou outro substituto, o transistor que irá funcionar como chave para acionar o relé é o bc548 (NPN) e por fim o resistor de corrente de base é de 1K.
A montagem exige muito simples podendo ser montado facilmente, caso tenha alguma dúvida poste nos comentários.
Caso você não tenha acessado o material anterior, ele pode ser visualizado por este link.
Dando sequência ao assunto sobre irrigação iremos falar sobre hidrólise, este fenômeno ocorre toda vez em que se alimenta o sensor quando ele está em contato com o solo úmido, ocasionando em corrosão do mesmo. Uma forma para reduzir esta corrosão do sensor é liga-lo somente em horários pré definidos para a leitura de dados, usando para isso um relógio de tempo real (RTC), este componente funciona como o relógio do computador, mesmo que a alimentação do Arduíno seja desligada o horário permanece gravado. O Arduíno ira verificar se a hora atual é a mesma da programação, caso seja irá realizar a irrigação das plantas.
Será necessário colocar um horário para ligar o sensor e um horário para desligar o sensor, caso a umidade esteja abaixo da necessária a válvula solenoide irá ser acionada e efetuará a irrigação, caso a umidade esteja acima, a válvula continuará desligada mesmo com o sensor ligado.
Funcionamento
O Arduíno irá verificar a hora, caso seja a hora pré programada a porta 7 irá ser acionada, ligando o sensor.
O sensor sendo ligado ele verificará se à umidade é maior que 700 através da porta analógica A0, caso seja o solenoide que está ligado ao pino 13 continuará desligado, no entanto se a umidade for menor que 700 o pino 13 irá acionar a solenoide e as plantas serão irrigadas.
O vídeo abaixo tem mais informações sobre a montagem.
Uma das formas de ligação do RTC é vista no desenho abaixo, o Arduíno utilizado tem duas portas especificas para os pinos SCL e SDA.
if (! rtc.isrunning()) {
Serial.println("RTC is NOT running!");
rtc.adjust(DateTime(F(__DATE__), F(__TIME__)));
///Serial.print("inicializaçao");
}
}
void loop () {
umidade = analogRead(A0);
DateTime now = rtc.now();
Serial.print(now.hour()); // Mostra a hora
Serial.print(":"); // mostra separação da hora
Serial.println(now.minute(),DEC);//mostra os minutos
//Serial.println(now.year(), DEC); // Mostra anos
Serial.println(umidade); //Mostra o valor da umidade
if (( now.hour()==(23)and ( now.minute()==(28)))){
Serial.println("Ligado");
digitalWrite(7,HIGH); // Liga pino 7 para acionar o sensor
if (umidade > 700){ //Se a umidade for maior que 700 desliga o solenoide
digitalWrite(13,LOW);// Desliga o pino 13 do solenoide
}
else{
digitalWrite(13,HIGH); //Caso o valor esteja abaixo de 700 liga o pino 13 do solenoide
}}
//Desliga a acionamento na parte da manha
if (( now.hour()==(23)and ( now.minute()>=(29)))){
Serial.println("Desligado");
digitalWrite(7,LOW); //Desliga o pino 7
digitalWrite(13,LOW); //Desliga pino 13
}
delay(1000);
}
Abaixo podemos ver o esquema de ligação completo, a alimentação da válvula solenoide esta separada do Arduíno, nota, a foi utilizado uma bateria nesse esquema, mas a válvula pode funcionar na rede elétrica ( 127V) também.
Caso tenha dificuldades em fazer o modulo relé você pode encontrar mais informações nesse vídeo.
A figura abaixo mostra o esquema de ligação utilizando um módulo relé comercial encontrado a venda na internet, um detalhe ao utilizar estes tipos de módulos é a inversão nas linhas onde aciona o relé, onde for LOW deve se utilizar HIGH e vise versa.
digitalWrite(13,HIGH); Passa a ser digitalWrite(13,LOW);
digitalWrite(13,LOW); Passa a ser digitalWrite(13,HIGH);