O Arduíno é uma das plataformas ideais para realização automações em casa (domótica), em hortas ou para uso em rebótica, sendo de fácil utilização pois na internet possui várias informações sobre o mesmo. A princípio o que torna uma dificuldade para a utilização de uma lampada direta nas portas do Arduíno é a baixa corrente e tensão que o Arduíno fornece, sendo facilmente corrigido com a utilização de um relé.
O relé é um componente eletromecânico utilizado como uma espécie de driver de potencia, ele possui alimentação de 5 até 12 voltes e pode operar cargas de até 10 Amperes por 220 Voltes, o vídeo logo abaixo tem mais detalhes de como fazer a instalação de um relé no Arduíno.
O esquema do circuito eletrônico pode ser visualizado na figura abaixo, a alimentação pode ser de até 12 voltes, dependendo somente do relé utilizado, o diodo é de uso comum 1n4147 ou outro substituto, o transistor que irá funcionar como chave para acionar o relé é o bc548 (NPN) e por fim o resistor de corrente de base é de 1K.
A montagem exige muito simples podendo ser montado facilmente, caso tenha alguma dúvida poste nos comentários.
Obrigado!
Boa tarde, estou para montar um esquema de irrigação com arduíno uno, sensor de umidade e válvula selenoide, a válvula é 12v, preciso usar rele, resistor, diodo e transistor. Se não, qual porta do arduíno eu alimento a selenoide?
ResponderExcluir